sábado, 9 de maio de 2009

Cor

A cor é um dos elementos visuais mais relevantes, porque nos transmite uma enorme quantidade de informação. Não possui apenas uma questão estética, serve para distinguir, entender, simbolizar e identificar. A percepção da cor é muito importante para a compreensão de um ambiente e através da combinação de tonalidades podem ser criados diferentes atmosferas e até distintas sensações no ser humano.
A cor é percebida através da visão, na qual intervêm o cérebro, os olhos e o corpo. Ela é para nós algo tão natural e familiar que se torna difícil compreender que ela não corresponde a propriedades físicas reais, mas sim à representação interna, a nível cerebral. Ou seja, os objectos não têm cor, esta corresponde a uma sensação interna provocada por estímulos físicos da natureza que dão origem à percepção da mesma cor por um ser humano.
A cor não tem só a ver com os olhos e com a retina, mas também com a informação presente no cérebro. Dependendo da iluminação, a cor do objecto pode ser ligeiramente deturpada, no entanto vemo-lo com a cor correcta, porque é um objecto de que conhecemos a tonalidade original.
Se usarmos durante algum tempo óculos com lentes coloridas, quando os tiramos passamos a ver os objectos dessa mesma cor. O cérebro aprendeu a corrigir a cor com que «pinta» os objectos para eles terem a cor que se lembra que eles têm e demora algum tempo a perceber que deve depois deixar de fazer essa correcção.
O que vemos não é exactamente «o que está lá fora», mas corresponde a um modelo simplificado da realidade.
Quando se fala de cor, há que distinguir entre a cor obtida aditivamente (cor luz) ou a cor obtida subtractivamente (cor pigmento).
No primeiro caso, chamado de sistema RGB, temos os objectos que emitem luz (monitores, televisão, Sol, etc.) em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz Vermelho + Azul + Verde = Branco.
No segundo sistema (subtractivo ou cor pigmento) iremos manchar uma superfície sem pigmentação (branca) misturando-lhe as cores secundárias da luz (primárias); Ciano + Magenta + Amarelo. Este sistema corresponde ao "CMYK" das impressoras e serve para obter cor com pigmentos (tintas e objectos não emissores de luz). Subtraindo os três pigmentos temos uma matiz de cor muito escura, muitas vezes confundido com o preto.
A principal diferença entre um corpo azul (iluminado por luz branca) e uma fonte emissora azul é de que o pigmento azul está a absorver o verde e o vermelho reflectindo apenas azul enquanto que a fonte emissora de luz azul emite efectivamente apenas azul. Se o objecto fosse iluminado por essa luz ele continuaria a parecer azul. Mas, se pelo contrário, ele fosse iluminado por uma luz amarela (luz Vermelha + Verde) o corpo pareceria negro.
Na Natureza amarelo, azul e vermelho são as cores de onde todas as outras se originam a partir das suas combinações: amarelo + azul = verde vermelho + amarelo = laranja azul + vermelho = roxo.
A combinação de cores primárias forma cores secundárias, que combinadas com cores secundárias formam cores terciárias e assim por diante.
Quanto mais próximas as cores se situam no círculo cromático, mais parecidas são, quanto mais afastadas , mais diferentes. As que se situam do lado oposto são as chamadas cores opostas ou complementares (laranja/azul, roxo/amarelo, vermelho/verde).



Existem diversas cores à nossa disposição, cada uma delas divide-se em milhões de outras, digamos de forma simplista.
Podemos também dizer que cada cor possui três qualidades que nos permitem distingui-las: Matriz ou cor (hue), valor ou tom (value ou tone) e saturação (saturation, chroma ou brightness).
A primeira, é o que distingue uma cor da outra, é o nome genérico da cor (vermelho, azul, verde, etc).
Uma só tonalidade tem inúmeras variações da sua cor pura entre o claro e o escuro e a isto se chama de valor ou tom. Este altera-se quando é adicionado preto ou branco.
O último elemento está relacionado com a luminosidade, isto é saturação ou intensidade. Uma cor de grande intensidade é uma cor brilhante, enquanto uma de pequena intensidade é baça.
Uma cor misturada é menos brilhante e menos intensa do que uma cor pura.
Existe também outro elemento, a chamada temperatura de cor, em que as cores parecem mais quentes à medida que o amarelo diminui e o vermelho aumenta e vice-versa. O azul é muito frio, enquanto o verde se torna um pouco mais quente devido à adição do amarelo.
O contraste da cor também surte efeitos curiosos como é o exemplo de letras com a mesma cor em fundo claro parecem mais claras do que num fundo escuro, quando na realidade são exactamente a mesma.
Como todos nós sabemos, a cor é algo que nos desperta diferentes sensações e em diversas culturas cada cor tem o seu significado, a isto chamamos a psicologia da cor.
A percepção da cor de cada individuo é a combinação das suas características psicológicas e culturais, não significando, no entanto, que cada pessoa percebe a cor de modo diferente.
De forma geral, os vermelhos amarelos e laranjas são cores quentes que nos despertam sentimentos de estímulo, perigo, boa-disposição, etc. Por outro lado, os verdes e azuis são cores frias associadas à calma, paz, tranquilidade, etc.
Vejamos então o significado de cada uma delas, detalhadamente.
Branco é a cor da luz e da pureza está ligado à perfeição, inocência, casamento, paz, simplicidade, santidade, suavidade, limpeza, virtude, verdade, solidão e fragilidade. No Japão e na China é a cor do luto. Na índia as mulheres que vestirem branco convidam a infelicidade. É a cor dos deuses e dos anjos.
Sol e ouro são elementos directamente associados ao amarelo. Temos também a sabedoria, o optimismo, a alegria, a esperança (Inglaterra), riqueza, idealismo, concentração, inveja, fraude, perigo, doença, fraqueza. No Egipto significa luto e no Japão está associado à coragem. É a primeira cor que o ser humano percebe e é também a mais cansativa, podendo irritar os olhos. É por isto que o amarelo surge como cor de aviso, pois é a cor vista em primeiro lugar. Por outro lado, o amarelo claro ajuda a melhorar a concentração, sendo bastante usada nos post-it.
O laranja associa-se à criatividade, energia, saúde, actividade, extravagância, equilíbrio, entusiasmo, barulho. Na Índia laranja significa Hinduísmo, na Holanda è a cor Nacional devido à monarquia oriunda de Orange-Nassau. As divisões pintadas desta cor fazem as pessoas falar e pensar, sendo também propícias à amizade e divertimento.
O vermelho está associado ao amor, paixão, sangue, sexualidade, fogo, perigo, energia, calor, revolução, sorte, agressividade e crueldade, entre tantas outras situações e sentimentos. Na África do Sul é a cor do luto, enquanto na nossa sociedade é impensável vestir vermelho na morte de alguém que nos é próximo. Na Ásia esta cor esta relacionada com o casamento, prosperidade e felicidade. É a cor mais dominante a nível visual, tem um carácter intenso e agressivo.
O roxo está ligado à realeza, inspiração, espiritualidade, classe, luxúria, sabedoria, imaginação, sofisticação, criatividade, dor, crueldade, loucura e exagero. Na América Latina e na Tailândia, roxo indica morte e luto. Raro na Natureza o roxo parece artificial. Diz-se que estimula a imaginação e por ter uma qualidade romântica e feminina que é por vezes associada à homossexualidade feminina. Antigamente os tintos roxos eram caros, estando portanto acessíveis apenas à Nobreza.
Azul é a cor da água e do céu, associando-se à frescura, harmonia, conhecimento e inteligência, lealdade, justiça, confiança, masculinidade, confidência e conservadorismo. Pelo lado negativo, está ligado à depressão, austeridade, frieza. Azul é a cor mais popular em todo o mundo, no entanto adquire significados diferentes em algumas zonas. No irão é a cor do luto. Normalmente é associada aos rapazes, mas na China é uma cor feminina. Alimentos azuis são raros, portanto é natural que as pessoas tenham aversão por alimentos desta tonalidade. Diz-se que salas azuis aumentam a produtividade das pessoas.
Verde é a cor indissociável da Natureza e do ambiente. Transmite calma, frescura e harmonia. Associa-se à fertilidade, sucesso, honestidade, desenvolvimento , juventude, sorte, esperança, inveja, veneno, inexperiência, avareza, ganância. No Islão está associado ao Paraíso. Na cultur Celta o deus da fertilidade era Verde. Esta é a cor que causa menos irritabiliade nos olhos e isto pode explicar o facto de ser tão relaxante olhar a Natureza. É uma cor permissiva (semáforos).
O preto está ligado à noite, morte, poder, elegância, solidão, mistério, formalidade, dignidade, seriedade, autoridade, sofisticação, medo, maldade, luto, remorsos, ódio, negatividade, anonimato, azar, raiva. Na China preto é para os meninos, na Ásia está associado coma carreira, luto e penitência . Preto é muitas vezes associado a sociedades secretas e faz as pessoas parecerem mais magras.
Podemos então alterar o significado de um objecto apenas pela manipulação da cor? Esta é a questão se impõe.

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